Passo a Passo
Para montar um projeto de marketing digital consistente, é importante organizar o trabalho para criar um documento do processo com início, meio e fim.
Na verdade, seu projeto não terá um fim, a menos que a empresa feche. Ele será revisado e aprimorado a cada novo ciclo do negócio.
Nessa fase de organização, crie cronogramas com datas para início e conclusão de cada etapa do projeto de marketing digital. Faça checklists para acompanhar diária e semanalmente a execução das tarefas e a gestão dos indicadores de desempenho do projeto.
Assim, toda equipe vai se manter alinhada e em dia com os trabalhos propostos para que ele seja eficaz.
Definir metas e objetivos é outra etapa fundamental do projeto de marketing digital. Essas definições são o que vai orientar a análise no final do ciclo.
Uma estratégia de marketing digital dificilmente terá sucesso sem a orientação de metas claras e mensuráveis.
Reúna a equipe e faça um brainstorming sobre os principais objetivos que o negócio deseja alcançar.
Em seguida, defina as metas mensuráveis e orientadas por períodos como mês, trimestre, semestre e ano. Esses prazos ajudam a ajustar o foco e a motivação da equipe de trabalhar em um projeto que tem um propósito.
Durante toda a execução do projeto de marketing digital, mantenhas as planilhas, cronogramas e checklists acessíveis a toda a equipe envolvida no trabalho.
Use uma plataforma de compartilhamento de arquivos na nuvem como Google Drive ou Dropbox que podem ser acessadas de qualquer lugar.
Depois de organizar e planejar as metas e objetivos do projeto de marketing digital, é necessários revisar a estrutura do time para detectar a necessidade de contratação ou de terceirização de alguma função.
Você vai precisar de redatores, web designers, especialistas em TI ou programação. Ter esses membro na equipe interna é o ideal, mas você pode terceirizá-lo contratando uma agência de comunicação.
Os redatores vão auxiliar na criação e execução do plano editorial de conteúdo que vai incluir diversos materiais como blog posts, e-books, infográficos, etc.
Já os web designers criam os layouts e imagens para tornar o conteúdo de texto mais atrativo e valorizado.
Os especialistas em TI ou programação auxiliam na criação do site, landing pages das campanhas, envio de e-mail marketing, realização de webinars, etc.
Faça uma análise das necessidades e estruture a equipe para que toda criatividade empregada nas estratégias de marketing para mídias sociais e outros canais seja efetiva.
Além da estruturação da equipe, para executar o projeto de marketing digital será preciso disponibilizar um orçamento para ser investido nas ações.
Faça uma planejamentos com os principais gastos com recursos como: contratação de equipe, terceirização, assinaturas de ferramentas, etc.
É importante ter uma perspectiva favorável de investimento para conseguir escalar os esforços, mesmo que seja por etapas.
Recursos aprovados e todas as etapas anteriores concluídas? É hora de colocar em prática seu projeto de marketing digital.
Divida as tarefas entre a equipe para não sobrecarregar nenhum membro e acompanhe o desenvolvimento semanal nas reuniões do departamento.
Assim, fica mais dinâmico acompanhar a execução das ações e resolver problemas que surgem no decorrer do projeto ou até corrigir alguma estratégia.
Depois de passar pelas cinco etapas acima, seu projeto de marketing digital vai produzir resultados e é fundamental avaliá-los para saber se o desempenho foi satisfatório.
Compile as principais métricas e transforme-as em gráficos para facilitar a análise nas reuniões. Faça desse momento uma oportunidade para reajustes e feedbacks sinceros.
Usar plataformas de automação de marketing e monitoramento ajuda nessa etapa, pois elas fornecem dados e relatórios completos, basta exportá-los e distribuir entre a equipe para estudo.
Cada empresa, deve adaptar esse processo de criação do projeto de marketing digital à sua realidade. Aproveite e faça dele seu caminho para crescer!
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